quarta-feira, 22 de julho de 2009

Esperança - Diante do Trono - Composição: Ana Paula Valadão


Como é a vida, né verdade? Esses dias me peguei recordando de alguns fatos que sucederam em minha vida, alguns muitos lindos e outros nem tanto!!! rsrsrs...Na minha infância, até meus sete anos eu era filha única. Sempre ia pra casa de meus tios e tias. Bricaba bastante com meus primos e primas. Tenho uma tia (Marileuza - Leuza) que tem quatro filhos, e outra (Marluce - Luce) que tem três filhos. Então, sempre passava as férias ou fins de semana em uma dessas duas casas. Mas, o mais engraçado é que eu tinha um primo muito querido, eu o amava e o admirava muito, sabe aquele primo que é lindo por fora e por dentro. Um carinha super gente fina, sorridente pra chuchu, ele se chamava Jorge Aurélio, ou melhor Gito. Gito era uma pessoa muito querida entre todos da família. A nossa história começa com a data de nossos nascimentos. Eu nasci dia vinte e nove de dezembro e ele, trinta e um de dezembro, ambos do mesmo ano... nãooooo vou contar o ano aqui, públicamente, né??!!!....kkkkkk!!!


Houve uma época que Gi ou Gito morou conosco, nessa época meu irmão do meio já havia nascido e ele se chama João Carlo ou Negão....rsrsrs....não que ele seja negro, mas é uma forma que nós brasileiros temos de chamarmos carinhosamente um familiar.


O tempo foi passando e nós todos fomos crescendo, então, em uma época de sua vida, Gi teve um acidente e ficou paraplégico....nossaaaaa....foi a coisa mais horrível que poderia acontecer com ele....o garoto dançava, pulava, festejava a vida intensamente....Lembro que ele ficou durante muito tempo internado no Hospital Sarah Kubitschek em tratamento, não adiantou muito e, ele ficou em uma cadeira de rodas...poxa....ele só tinha uns 19 anos....eu também tinha essa idade...foi um desastre....pensa em como a família ficou abalada....que droga.....o mais espetaquento da família numa cadeira de rodas!!!! O mais interessante disso tudo é que ele nunca deixou de perder a esperança, a vida, a juventude, continuou sorrindo, alegre, feliz, que linda mensagem ele nos transmitia!!!


A família sempre esteve em oração pela saúde e vida de Gi e ele um dia começou a visitar um igreja evangélica, lembro-me que foi a primeira igreja que eu ia quando pequena. Era a Igreja Batista, lá em Sobradinho (DF). Recordo-me que eu tinha uns 3 ou 4 anos quando ia a Escola Bíblica Dominical, como eu gostava, cantava e ouvia atentamente as historinhas bíblicas!!!


Gi começou a ir a essa Igreja, lembre-me como hoje que o Pastor daquela congregação o visitava sempre que podia para dar-lhe uma palavra de conforto. Foi quando Gi começou a ouvir um grupo muito conhecido atualmente que se chama Diante do Trono. Naquele época eu nem conhecia esse grupo e Gi já cantava todas as suas canções...como ele as cantava...com tanto entusiasmo, naquele cadeira que não era pra ele.


Um hino que eu percebi que o marcou muito foi "Esperança". Realmente, somente tendo esperança em que tudo vai dar certo é que temos ânimo pra continuar nesse mundão punk!!


Sabe, nesse últimos dias tenho me lembrado do Gi e dessa canção, sempre quando estou desanimada, triste, desencorajada, ouço essa canção, mas não pra me lembrar do Gi, e sim pra ter força e prosseguir a caminhada que, diga-se de passagem, é árdua!!!...rsrsrs


Finalizando a história do Gi, que é filho da minha tia Leuza, ele um dia voltando do culto, foi assaltado e morto. Que covardia, matar uma pessoa em uma cadeira de rodas que não tinha como se proteger!!


Ajudei a cuidar do enterro e fiquei horas sem reagir, somente pensava em ajudar a minha família, não conseguia chorar. Na noite anterior ao enterro, preparei um material pra ser distribuido no enterro, coloquei alguns hinos da Harpa Cristão e claro, "Esperança". Foi lindo o enterro dele, cantamos, oramos e nos confortamos porque sabemos que um dia hemos de nos encontrar na Glória. É isso que nos consola.


Então, deixo pra aqueles que se sentem fracos e desanimados, independente de qualquer religião, esse hino muito bonito! Beijos pra todos!!! Força na perucaaaaaaaaaa!!!






Quando estou só



E o choro parece querer chegar



E um sentimento de temor



Como será o amanhã que eu não vejo



E quer me assustar?



Oh, meu Deus!



Ajuda-me a confiar



Quando os sonhos se frustram



Ou parecem não se realizar



Quando as forças se acabamTudo o que eu sei é



Te adorar



Quando as feridas



Do meu coração não querem sarar



E me atrapalham a visão



Tuas promessas são tão grandes



E as lutas querem me esmagar



Oh, meu Deus!



Ajuda-me a avançar



Quando os sonhos se frustram



Ou parecem não se realizar



Quando as forças se acabam



Tudo o que eu sei é



Te adorar



Tua presença me aquieta a alma



E me faz ninar



Como um bebê que não precisa se preocupar



A minha vida escondida em tuas mãos está



Oh, meu Deus!



Em Ti eu posso descansar



A esperança renasce



E a certeza de que perto estás



Tua paz me invade



Pois tudo o que sei é



Te adorar



É Te adorar

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Certezas - Feliz dia do Amigo!!!! - 20 de julho


Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim...

Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível...

Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.

Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou não pelo que tenho...

Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa que é meu sentimento... e não brinque com ele.

E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo. Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe...

Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obtenha êxito e serei plenamente feliz.

Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que a esperança nunca me pareça um NÃO que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como SIM.

Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades, às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena.

Mário Quintana – Escritor Brasileiro

Responda usando orações completas:

1. Segundo Mário Quintana, a pessoa do texto parece ser uma pessoa altruísta? Justifique.

2. Você se considera uma pessoa altruísta? Por quê?

3. “O autor expressa a seguinte frase: “Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia”. Você concorda com isso? Por quê?

4. Você costuma a dizer às pessoas que são suas amigas o quanto são especiais? Justifique:

5. Você se doa às suas amizades? Justifique como:

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Expressões de cortesia

Oi gente!!! Para quem está aprendendo a língua portuguesa do Brasil, vamos ver agora como utilizamos as EXPRESSÕES DE CORTESIA!!! Não deixem de fazer os exercícios!!! bjokas pra todos!




Agradecimentos
Agradecido(a)!
De nada!
(Muito) obrigado(a)!
Não tem de quê!
Não se preocupe!
Não seja por isso!

Cumprimentos (Parabéns)
(Meus) parabéns!
(Muitas) felicidades!
Feliz aniversário!

Cumprimentos (Pêsames)
Meus pêsames.
Meus sentimentos.
Sinto muito.
Lamento muito.

Saudações (Chegada)
Bom-dia!
Boa-tarde!
Boa-noite!
Como vai?
Tudo bem?
Tudo bom?
Como você está?
Oi!
Olá!

Saudações (Saída)
Até a vista!
Até amanhã!
Até mais vê!
Até já!
Até logo!
Até mais tarde!
Tchau!
Adeus!

Solicitações
Com licença!
Por favor!
Por fineza!
Por gentileza!
Por obséquio!
- Desculpe!
- Despulpado(a)!

Votos
Boa sorte!
Boa viagem!
Boas férias!
Boas-festas!
Bom fim de semana!
Feliz Ano Novo!
Feliz Natal!
Feliz Páscoa!
Tomara!

Exercício:
Faça a associação adequada, as respostas podem se repetir:

O que se diz quando se...

a) ... encontra um amigo.
b) ... conhece alguém.

c) ... despede de alguém.
d) ... agradece.
e) ... chega atrasado.
f) ... cumprimenta alguém pelo seu aniversário.
g) ... responde a um agradecimento.
h) ... saúda pela manhã.
i) ... despede no fim de semana.
j) ... faz um pedido qualquer.




( ) Até logo!

( ) Desculpe!

( ) Adeus!

( ) Bom fim de semana!

( ) Muito prazer!

( ) Por favor!

( ) Meus parabéns!

( ) Como vai?

( ) (Muito) obrigado(a)!

( ) Oi, tudo bem?

( ) Não tem de quê!

( ) Bom-dia!

( ) De nada!

( ) Olá! ou Oi!

domingo, 12 de julho de 2009

Futuro de Indicativo - Dos gardenias - Buena Vista Social Club

Hola guapos!! Se les escribo para que desfruten de esta hermosa canción del grupo cubano Buena Vista Social Club, cantada por Ibrahim Ferrer. Recuerden que también se trabaja el Futuro de Indicativo, observen los verbos que están en este tiempo. Además, desfruten de la pasión expresada en música!!! A los que quieran ver el video, se les dejo el link!!



Dos gardenias para ti


con ellas quiero decir


te quiero, te adoro, mi vida.


Ponles toda tu atención


porque son tu corazón y el mío.


Dos gardenias para ti


que tendrán todo el calor de un beso


de esos que te di


y que jamás encontrarás


en el calor de otro querer.


A tu lado vivirán y te hablarán


como cuando estás conmigo


y hasta creerás


que te dirán te quiero.


Pero si un atardecer


las gardenias de mi amor se mueren


es porque han adivinado


que tu amor me ha traicionado


porque existe otro querer.

A esperança é a última que morre, por isso sejam otimistas!!!




Sabe, às vezes fico pensando no porquê de as pessoas se ocuparem em ser tão pessimistas, tristes, negativas. Acho que seria muito mais fácil, leve, suave, doce, se deixássemos que o otimismo invadisse nossos momentos de aflição. Aprendi que esse otimismo - também chamdo de FÉ por mim - vem de céu, vem do alto, vem de Cristo, e Ele ainda nos faz uma proposta, caso você não tenha fé, que a peça a Ele, que Ele assim daré a você. 

É tão bom saber disso, acho que me incentiva, anima, impulsiona....por que não ter ânimo, alegria, otimismo, fé? Sempre ouço as pessoas dizerem que o povo brasileiro é um povo naturalmente otimista, mas será mesmo verdade?? Poxa, acabei de voltar da Costa Rica, e lá tive uma experiência extraordinária, consegui transmitir para meus alunos "ticos", cubanos e peruanos, que sim, é possível ser otimista em momentos de aflições. Minha própria experiência de morar lá é uma prova disso.

Imaginem que eu estava em um país que não tem nada a ver com o Brasil, que fala espanhol, que vê o mundo de uma óptica diferente da nossa, que acha tudo que fazemos exagerado. Estive por 2 anos e meio vivendo sozinha, claro que tive a oportunidade de vir pra Brasília por umas 3 vezes. Porém, o mais triste era estar sem minha família, sem o aconchego do meu lar, sem o aconchego do meu Brasil, da minha gente. Contudo, independentemente de qualquer situação contrária a minha alegria, vida, força, fé; eu ainda consegui transmitir àquelas pessoas que o importante é continuar acreditando que tudo vai dar certo, que um dia iria regressar ao meu regaço.

E esse dia chegou, há apenas quase 2 meses estou de volta e muito feliz por haver conseguido vencer meus medos, barreiras, palavras negativas, racismo, xenofobia. Aleluia! Então pessoal, nunca desistam de nada daquilo que vocês sonharam um dia. Invistam nisso, invistam em vocês. Como eu costumava dizer pra eles e digo pra vocês - uma frase super conhecida na comédia brasileira - FORÇA NA PERUCA, tenham fé, não desistam jamais!!!!!! Venci o bom combate!!!! Vou deixar-lhes um texto super legal que passei pros meus alunos "ticos", espero que gostem!!!! Escolham entre ser otimista ou pessimista, em ter esperança ou desesperança!!



A esperança e a desesperança


Há dias em nossas vidas que temos a impressão de que chegamos ao fim do caminho. Olhamos para frente e não vemos nenhuma saída. Não há uma luz no fim do túnel e não há também nem uma possibilidade de voltar. Parece que todos os nossos projetos, objetivos foram levados para bem distante. Estamos sem condições de torná-los realidade, de alcançá-los. Parece mesmo que o outono da nossa existência fez com que secasse as nossas esperanças, e o vento forte do inverno veio para varrer das nossas mãos todos os nossos sonhos acalentados. A morte vem e arrebata os afetos de nossa alma, deixando-nos o coração dilacerado. Sentimo-nos perdidos, não sabemos que rumo tomar. Ficamos atônitos, sem nem uma ação ou reação. Sentimo-nos como árvore ressecada, sem folhas, sem brilho, sem vontade de viver. É a desesperança.

De repente, como acontece com a natureza, a primavera vem e muda toda a paisagem. As árvores secas enchem-se de frutos verdes e logo estão cobertas de folhas e flores. O tom acinzentado cede lugar às cores vivas e tonalidades mil. É a esperança. Os entes queridos que nos antecederam na viagem de retorno à pátria espiritual, um dia estarão novamente juntos aos nossos corações saudosos, num abraço de carinho e afeição. Tudo na natureza volta a sorrir. A relva verde fica bordada de flores, de variadas matizes. As borboletas bailam no ar. Os pássaros nos brindam com suas sinfonias harmoniosas. Tudo é vida.

Assim ,quando a chama da esperança renascende em nosso íntimo, os nossos sonhos, desfeitos, são substituídos por outros anseios, outros desejos. Nossos objetivos se modificam, e o entusiasmo nos invade a alma.

Jesus, o sublime Galileu, falou-nos de esperança no Sermão da Montanha, com o suave canto das Bem-Aventuranças. Exemplificou-nos os seus ditos e feitos. Enfim, toda a sua mensagem é de esperança. Por isso alimente os seus sonhos, com a esperança de um mundo feito de pessoas como você.

Aproveite, viva a vida com intensidade, respeitando o espaço de cada uma das pessoas que se fazem presentes na face da Terra. Se a desesperança cercar-se de nós, vamos lembrar o amigo dos céus: "Meu fardo é leve e meu julgo é suave". Pois bem, se o fardo é leve, por que não o conduzimos e se o seu julgo é suave, por que não o aceitamos? Vamos levar a vida adiante, acreditando, especialmente, naquela força maior que nos deu vida, Deus, independente de qual seja o nome que você dê a ele. Saibamos aproveitar com sabedoria qualquer momento que a nós é oferecido, momento como esse que estamos vivendo, pra dizer quem sabe um... eu te amo!

Palavras Escritas por: Autor Desconhecido (Adaptado por Cynthia)

Bienvenidos!


A los de español, se les felicito por este espacio lo cual podemos compartir algunos momentitos juntos, aquí se les pondré algunas pistas sobre la lengua española (castellana). Aquí podremos sacar dudas, oír canciones, se les dejaré algunas actividades para que se las hagan fuera del entorno académico. También podemos compartir algunas ideas, experiencias, charlas, viajes... Papitos y mamitas, sean bien-venidos al rincón educativo de Cynthia do Nascimento. Empezemos esta nueva etapa con una salsa super rica del salsero Marc Anthony, cliqueen en el link abajo.

Sejam Bem-vindos!!!


Oi pessoal!!! Estou fazendo esse blogger em consideração a todas as pessoas que já passaram por minha vida e, que ainda estão presentes em minha vida, e que deixaram ou deixam uma fagulha de suas experiências, carinhos, consideração... A primeira delas é sempre Deus - o Todo Poderoso - minha família, meus amigos, meus alunos e aqueles os quais eu somente disse "Oi, tudo bem!" Talvez por aqui eu consiga expressar algumas emoções, sentimentos, pensamentos há muito tempo guardadas em meu coração. Espero que possamos nos encontrar sempre, caso não seja ao vivo, por meio deste blogger!!!

Vamos interagir!



Quem me conhece sabe do quão importantes são as pessoas para mim, mas aqueles que nunca me viram e tiveram um primeiro contato comigo, talvez tenham construído uma ideia negaitva de mim, não sei bem! Mas o fato é que agora quero dizer a vocês o que sinto, expressar meus pensamentos, minha forma de ver o mundo. Alguns dias, tenho plena certeza de que não terei palavras tão carinhosas, já outros dias, vocês vão perceber a delicadeza com a qual escreverei meus textos! De certo, utilizarei muitos autores como inspiração para meus comentários. Espero interagir com vocês, podem comentar, não tenham medo, nem vergonha, somente quero saber se estou indo pelo caminho "certo". Beijokas!!!!