domingo, 12 de julho de 2009

A esperança é a última que morre, por isso sejam otimistas!!!




Sabe, às vezes fico pensando no porquê de as pessoas se ocuparem em ser tão pessimistas, tristes, negativas. Acho que seria muito mais fácil, leve, suave, doce, se deixássemos que o otimismo invadisse nossos momentos de aflição. Aprendi que esse otimismo - também chamdo de FÉ por mim - vem de céu, vem do alto, vem de Cristo, e Ele ainda nos faz uma proposta, caso você não tenha fé, que a peça a Ele, que Ele assim daré a você. 

É tão bom saber disso, acho que me incentiva, anima, impulsiona....por que não ter ânimo, alegria, otimismo, fé? Sempre ouço as pessoas dizerem que o povo brasileiro é um povo naturalmente otimista, mas será mesmo verdade?? Poxa, acabei de voltar da Costa Rica, e lá tive uma experiência extraordinária, consegui transmitir para meus alunos "ticos", cubanos e peruanos, que sim, é possível ser otimista em momentos de aflições. Minha própria experiência de morar lá é uma prova disso.

Imaginem que eu estava em um país que não tem nada a ver com o Brasil, que fala espanhol, que vê o mundo de uma óptica diferente da nossa, que acha tudo que fazemos exagerado. Estive por 2 anos e meio vivendo sozinha, claro que tive a oportunidade de vir pra Brasília por umas 3 vezes. Porém, o mais triste era estar sem minha família, sem o aconchego do meu lar, sem o aconchego do meu Brasil, da minha gente. Contudo, independentemente de qualquer situação contrária a minha alegria, vida, força, fé; eu ainda consegui transmitir àquelas pessoas que o importante é continuar acreditando que tudo vai dar certo, que um dia iria regressar ao meu regaço.

E esse dia chegou, há apenas quase 2 meses estou de volta e muito feliz por haver conseguido vencer meus medos, barreiras, palavras negativas, racismo, xenofobia. Aleluia! Então pessoal, nunca desistam de nada daquilo que vocês sonharam um dia. Invistam nisso, invistam em vocês. Como eu costumava dizer pra eles e digo pra vocês - uma frase super conhecida na comédia brasileira - FORÇA NA PERUCA, tenham fé, não desistam jamais!!!!!! Venci o bom combate!!!! Vou deixar-lhes um texto super legal que passei pros meus alunos "ticos", espero que gostem!!!! Escolham entre ser otimista ou pessimista, em ter esperança ou desesperança!!



A esperança e a desesperança


Há dias em nossas vidas que temos a impressão de que chegamos ao fim do caminho. Olhamos para frente e não vemos nenhuma saída. Não há uma luz no fim do túnel e não há também nem uma possibilidade de voltar. Parece que todos os nossos projetos, objetivos foram levados para bem distante. Estamos sem condições de torná-los realidade, de alcançá-los. Parece mesmo que o outono da nossa existência fez com que secasse as nossas esperanças, e o vento forte do inverno veio para varrer das nossas mãos todos os nossos sonhos acalentados. A morte vem e arrebata os afetos de nossa alma, deixando-nos o coração dilacerado. Sentimo-nos perdidos, não sabemos que rumo tomar. Ficamos atônitos, sem nem uma ação ou reação. Sentimo-nos como árvore ressecada, sem folhas, sem brilho, sem vontade de viver. É a desesperança.

De repente, como acontece com a natureza, a primavera vem e muda toda a paisagem. As árvores secas enchem-se de frutos verdes e logo estão cobertas de folhas e flores. O tom acinzentado cede lugar às cores vivas e tonalidades mil. É a esperança. Os entes queridos que nos antecederam na viagem de retorno à pátria espiritual, um dia estarão novamente juntos aos nossos corações saudosos, num abraço de carinho e afeição. Tudo na natureza volta a sorrir. A relva verde fica bordada de flores, de variadas matizes. As borboletas bailam no ar. Os pássaros nos brindam com suas sinfonias harmoniosas. Tudo é vida.

Assim ,quando a chama da esperança renascende em nosso íntimo, os nossos sonhos, desfeitos, são substituídos por outros anseios, outros desejos. Nossos objetivos se modificam, e o entusiasmo nos invade a alma.

Jesus, o sublime Galileu, falou-nos de esperança no Sermão da Montanha, com o suave canto das Bem-Aventuranças. Exemplificou-nos os seus ditos e feitos. Enfim, toda a sua mensagem é de esperança. Por isso alimente os seus sonhos, com a esperança de um mundo feito de pessoas como você.

Aproveite, viva a vida com intensidade, respeitando o espaço de cada uma das pessoas que se fazem presentes na face da Terra. Se a desesperança cercar-se de nós, vamos lembrar o amigo dos céus: "Meu fardo é leve e meu julgo é suave". Pois bem, se o fardo é leve, por que não o conduzimos e se o seu julgo é suave, por que não o aceitamos? Vamos levar a vida adiante, acreditando, especialmente, naquela força maior que nos deu vida, Deus, independente de qual seja o nome que você dê a ele. Saibamos aproveitar com sabedoria qualquer momento que a nós é oferecido, momento como esse que estamos vivendo, pra dizer quem sabe um... eu te amo!

Palavras Escritas por: Autor Desconhecido (Adaptado por Cynthia)